Açoes

Diário Online

Domingo, 06/07/2014 - 11h31

Encontro marca acordo de luta pela moradia

A construção de um pacto que garanta mais projetos de moradia popular para famílias paraenses carentes é objetivo do Encontro Estadual de Luta pela Moradia, que acontece, na manhã de hoje (06), no ginásio da Escola de Educação Física, e reúne lideranças comunitárias de diversos bairros de Belém e organizações sociais. O evento é organizado pela “Frente Popular de Luta pela Moradia, Reforma Urbana e Reforma Agrária”.
A Frente Popular realiza trabalho de identificação, politização e levantamento socioeconômico de famílias que residem em assentamentos, comunidades ribeirinhas e quilombolas e que estão em situação de risco. Após o cadastro, a organização elabora projetos de habitação para essas famílias e tenta garantir a efetiva construção das moradias junto a instituições como a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e a Caixa Econômica Federal.
No evento de hoje, ocorre a Assinatura do Termo de Adesão entre a Frente Popular, o Fórum Nacional de Reforma Agrária (Fonara) e a Central de Movimentos Populares (CMP), que sela a parceria entre essas organizações na luta pela moradia popular. Estão presentes, na Escola de Educação Física, famílias cadastradas de diversos bairros de Belém como Terra Firma, Jurunas, Tenoné, Pratinha e Guamá.
O Encontro promove também uma palestra sobre políticas públicas de habitação Social com o professor de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maurício Leal Dias.
O Presidente da Frente Popular de Luta Pela Moradia, Frei Ezequiel Filho, considera que o Encontro de hoje representa o reconhecimento nacional de um trabalho realizado há 10 anos no Pará. “Hoje é um dia no qual a Frente Popular está sendo reconhecida em nível nacional pelo trabalho da habitação social que ela desenvolve na sociedade paraense. Conseguimos, por exemplo, organizar o conjunto da Cohab em Santa Izabel. A organização é um agente que se faz presente na maioria dos encaminhamentos habitacionais do Estado”, afirmou Frei Ezequiel.
(DOL)

Endereço da página:
Endereço do site: